segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Feijão, base alimentar do brasileiro.


Pois é. Aprendemos algumas sopas, a pedidos. Agradeço os comentários e fico satisfeito por saber que vocês gostaram. Agora, cumprindo mais uma promessa, vamos aprender a preparar um feijão básico.

Eu prefiro sempre o feijão preto, mas o preparo é o mesmo para os mais diversos tipos de feijão que povoam nossa rica culinária brasileira. Escolha o seu e vamos lá!

Primeiro, vamos ao principal segredo de um bom feijão: comprar bem. Tem muito feijão velho pelas prateleiras dos supermercados, e você não conseguirá um feijão gostoso e saboroso com eles. Como saber se o feijão é novo e capaz de cozinhar bem e gerar aquele gostoso caldo grosso? Simples: o feijão novo é macio. Se você afundar a unha com vontade nele, vai fazer uma marca. Se morder um grão, ele vai ficar com a marca dos seus dentes. Se ele for insensível a seus toques, se mesmo com uma mordidinha ele continuar ali, durão, esqueça. Este feijão não é boa companhia para suas refeições. Prefira os feijões que estejam mais dispostos a um relacionamento marcante.

Normalmente feijões de feira ou verdureiras, vendidos a granel, são mais sujos mas frescos. Morda um grão e, se ele ficar marcado, apaixone-se e leve-o para casa. Um bom banho o deixará em condições de dividir a mesa com você. Há boas opções nos supermercados também.

Ah: além de 500g do feijão em si, você precisará de uma colher de café de alho picado, duas cebolas médias picadas, sal, algumas folhas de louro (3 ou 4 são suficientes) e água. Isto para um preparo básico, no final do post veremos como podemos incrementar o nosso feijão de cada dia.

Antes de mais nada, você precisa escolher o feijão. Espalhe-o em uma mesa e separe qualquer pedrinha. Seu dentista adora quando você não faz isto, mas eu recomendo muito cuidado nesta etapa, especialmente se você comprou seu feijão a granel.

Após escolhido, ponha em uma bacia e cubra com água até uns 2 dedos acima do feijão, Mexa bem com as mãos, para lavar o feijão. Faça isto duas ou três vezes para garantir que removeu qualquer poeira ou resíduo de terra. Os feijões que boiarem têm carunchos, aquele bichinho que come feijão e arroz crus. Melhor tirar fora. Não que eles vão fazer mal, mas não é muito agradável encontrar um bichinho destes boiando no seu maravilhoso feijão cozido.

Após lavado, cubra o feijão novamente com dois dedos de água e deixe por pelo menos uma hora. Se você fizer este processo na noite anterior, melhor. Quanto mais o feijão inchar antes do cozimento, mais grosso será seu caldo. Antes de cozinhar, jogue a água fora. Ela vai sair bem preta (ou marrom, dependendo do seu feijão). E com ela, vão embora alguns açúcares que não são digeridos pelo homem, mas que as bactérias de seu intestino adoram devorar. O problema é que neste processo elas produzem gás metano... isso mesmo, por isso se diz que feijão dá gases. Se você escorrer esta água, este constrangedor problema fica beeem reduzido. O que sempre é prudente.

Pegue a panela de pressão, ponha óleo no fundo, ponha o alho e leve ao fogo baixo até o alho dourar. Derrame a cebola e frite até ficar transparente. Derrame o feijão, veja a altura e cubra com três vezes a quantidade de água. Ponha as folhas de louro. Nunca deixe chegar a mais de dois terços da altura da panela, ela precisa deste espaço para a pressão. Se você tem medo de panela de pressão, beeem no final do tópico darei uns toques sobre como usá-la com segurança.

Feche a panela, leve a fogo alto até começar a apitar, baixe o fogo e deixe em fogo baixo por 40 minutos. Tire a panela, ponha sob água até que ela fique silenciosa e abra. Tire um feijão com um garfo, resfrie em água e prove para ver se já está bem macio. Se não estiver, leve por mais 10 minutos com pressão ao fogo. Se já estiver, leve ao fogo a panela aberta. É hora de engrossar o caldo e temperar.

Quanto mais tempo o feijão cozinhar descoberto, mais grosso seu caldo ficará. Você precisa mexer de vez em quando para não pegar no fundo, até chegar no seu ponto de preferência do caldo. Salgue, aos poucos, provando a cada quantidade de sal que puser. Se gosta de pimenta, é a hora de acrescentar um pouco, sempre provando. Se você quiser acelerar o processo, pode esmagar alguns grãos com uma colher, contra a lateral da panela. Ou usar um amassador de feijão que você encontra em boas lojas de cozinha.

Seu feijão básico está pronto. Agora, como prometido, vamos aprender como incrementá-lo. Você pode adicionar rodelas de linguiça calabresa quando puser para cozinhar na pressão. Pode fritar uns pedaços de bacon picados junto com a cebola, antes do preparo. Pode usar a carne que sobrou do churrasco, após o cozimento na pressão. Mas ainda não é uma feijoada, vamos com calma...

Sobre a panela de pressão: os problemas que você pode ter com uma delas se devem à falta de manutenção. Uma panela de pressão tem que ter a válvula de pressão sempre limpa, bem como, o tubo onde você rosqueia a válvula. Se eles estiverem entupidos, o vapor não terá como sair e a pressão será excessiva.
Além disto, toda panela de pressão das mais atuais (uns 10 anos pra cá, pelo menos) têm uma válvula plástica de segurança. Se ela estiver soltando vapor, é hora de trocar.
Por último, a borracha tem que vedar bem. Se sair vapor por ela, é hora de trocar a borracha.
O último cuidado é na hora de abrir; ela não abre fácil sob pressão, mas se acontecer o estrago será grande. Assim, antes de abrir é bom resfriá-la sob água corrente. Logo que você abrir a torneira, ela vai fazer muito barulho. Quando este barulho terminar não há mais pressão, você pode abrir com segurança.
Com estes cuidados de segurança, e mantendo o fogo baixo após começar a apitar, você estará seguro com o uso de sua panela de pressão.

That's all, folks. Se quiser mais dicas, ou aprender um prato em especial, basta pedir nos comentários. Nosso próximo post será sobre omeletes.

17 comentários:

  1. Bem como eu faço, mas amei ler tua página: "Prefira os feijões que estejam mais dispostos a um relacionamento marcante".Ah! Chef!!!Isto é pura poesia...

    ResponderExcluir
  2. Caro Billes,

    Dúvida:
    Vc nos pediu para colocarmos 3 vezes a quantidade de feijão, em água para o cozinha-lo.
    Ok.
    Se colocarmos meio quilo de feijão, e isso der aproximadamente 10 cm de altura no fundo da panela. Se colocarmos 3 vezes a qtde de água, entendi que deveriamos colocar em torno de 30 a 40 cm de água sobre o feijão?

    Taí... fiquei encocado...

    ResponderExcluir
  3. assim: duas vezes e meia a altura do feijão dá a medida certa, valeu?

    ResponderExcluir
  4. ain meu Deus num tinha um geito mas facil de explicar td isso q doido

    ResponderExcluir
  5. Tem sim. O amigo(a) me desculpe, mas é preciso um mínimo de compreensão de texto para ler este blog. Há outros que você pode encontrar na blogosfera mais palatáveis, talvez. Por mim, prezo a qualidade de texto.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcelo! Boa noite! Hoje meu feijão saiu realmente muito gostoso, graças as tuas dicas. Antes eu fazia a olho, e nem sempre acertava, as vezes ficava seco de mais, outras parecia feijão olimpico...hehe De agora em diante, depois que lí a tua receita de feijão, nunca mais vou errar. Bom feriado de carnaval, abraços, Edna Guidini

    ResponderExcluir
  7. Recentemente descobri um feijão chamado "Bola" ou "bolinha".É um pouco mais caro mais vale cada centavo.
    Não tem comparação com os outros tipos.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Marcelo!
    Primeiramente parabéns pelo blog... show de bola essa dica do feijão... sou uma lastima na cozinha, mas hoje estou fazendo um feijão para a minha esposa e realmente esta ficando muito bom... obrigado!

    Bom, apenas darei um alerta...

    Sou Bombeiro aqui em São Paulo, e como tal, aprendi na academia que NUNCA se deve colocar uma panela de pressão (ainda com pressão) em baixo da torneira com água fria...
    O que pode acontecer, como já ocorreu muitas vezes, é o metal da panela com o passar do tempo perder a sua resistência devido ao choque térmico que sofre quando coloca-se em água fria... com o passar do tempo, cria-se PEQUENAS fissuras no metal, e que com o tempo, sob pressão, pode vir a "explodir"...

    Espero ter contribuído! ok!?

    Obrigado mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Um blog legal como o seu não pode dar informação errada. Não se coloca panela de pressão quente em baixo de água fria, como desde o colega bombeiro. Seria mais prudente remover aquela dica do fim do artigo.

      Fora isso parabéns pelo trabalho!

      Excluir
  9. Marcelo, em 15 anos de casada nunca fiz um feijão tão gostoso. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. Amei suas dicas e o carinho com que vc escreve. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo, parabéns! Sou recem casada e ainda trabalho o dia todo. Eu posso fazer esse feijao e congelar em pequenas porções? obrigada

    ResponderExcluir
  12. Marcelo, Muito obrigada! me ajudou muito ficou ótimo!!! e o café também deu certo porque eu fazia a olho e nem sempre dava certo.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa dica, pois estava errando quando cozinhava o feijao em fogo alto, depois que pratiquei este metodo ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  14. Amei seu blog muito interessante sua dicas.

    ResponderExcluir
  15. Muito bem explicado! Agora tenho apenas algumas dúvidas: o ponto básico do feijão é o indicado para congelamento? Caso contrário, qual seria o ponto ideal? Quanto tempo o básico pode ser armazenado em geladeira, utilizando potes plásticos bem fechados? Obrigado!

    ResponderExcluir