sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saladinha básica para acompanhar


Já temos arroz e ovo frito. Que tal uma boa salada para acompanhar? É uma das comidas mais simples de fazer, fica bonito e é saudável.

O primeiro truque é na hora da compra, que vamos detalhar passo a passo logo adiante. O segundo é ter os instrumentos necessários. Você vai precisar de uma faca[bb] bem afiada e uma tábua de corte. Evite facas de serra, elas só servem para cortar pão. Facas de serra destroem a camada que cortam, provocam perda de nutrientes e deixam o resultado do corte com aspecto feio. Como dizia meu professor de cozinha, a gente come primeiro com os olhos, depois com o olfato e só por fim com a boca.

Então, vamos detalhar cada ingrediente da salada, com os truques de compra e o preparo. Por fim, algumas dicas básicas para montagem e temperos[bb].

Alfaces são um bom começo. Existem basicamente quatro tipos: a lisa, a crespa, a americana e a roxa. Se você for preparar uma salada para mais pessoas, pode combinar alguns destes tipos.
Para comprar alfaces, fique de olho no aspecto. Folhas machucadas serão perdidas. O talo, na base da alface indica se a alface é nova ou não. Se ele estiver ficando escuro, melhor escolher outra. Alfaces frescas têm talo bem verdinho. As hidropônicas vêm com as raízes, que você deve cortar fora.
Comprada a alface, basta separar as folhas e lavar bem, pois muitas vezes elas têm entre as folhas resíduos de terra, caramujinhos e outros bichinhos que são inofensivos, mas nada agradáveis de encontrar em um prato pronto. Descarte as folhas machucadas.
Para secar, você pode pegar um punhado de folhas e sacudir com as mãos dentro da pia, boa parte da água cairá.
Se você quiser fazer pedaços, esqueça a faca metálica. Folhas cortadas com facas metálicas oxidam, ficam com as bordas escuras. Existem facas plásticas[bb] adequadas para isto. Se você não quiser gastar, faça como os melhores chefs de cozinha: parta as folhas à mão mesmo, rasgando-as em pedaços. É uma boa hora para homenagear alguém que você não goste, sempre é terapêutico.
Deixe as folhas de alface em um prato e vamos aos demais ingredientes.

Tomates. Coloridos, de excelente sabor e, na minha opinião, indispensáveis em uma salada. Existem basicamente três tipos, cujos nomes variam de região para região. O tomate-caqui ou tomate-gaúcho é grande e arredondado, bonito e muito saboroso. O tomate-paulista, tomate-rasteiro ou tomate-italiano é comprido, tem muita polpa. O tomate longa vida que você encontra mais comumente nos supermercados é uma variedade genética recente, com maior quantidade de água e sementes. Eu prefiro não usá-lo, mas você pode gostar dele.
Para comprar tomates frescos, basta ver se eles estão rígidos ao toque. Quando o tomate fica velho ele fica molenga e a casca perde o brilho. Dê uma leve apertada, se ele for resistente ao toque e a casca brilhar, o tomate é bom. Você pode comprar alguns mais verdes se quiser guardar, mas é ideal usar quando ele está bem vermelhinho, é mais gostoso e muito mais bonito.
Lave bem, seque e corte. Pode ser o corte tradicional em rodelas, ou o mais elegante corte em oito: com o tomate em pé, corte ao meio, ao meio de novo e mais uma vez, de modo a ficar com oito fatias. Não esqueça de tirar a parte verde onde estava o talo, ela não é saborosa e há quem diga que é tóxica, por concentrar os agrotóxicos.

Reserve os tomates e vamos incrementar com um pouco de cenoura ralada. Escolha as cenouras menores, que são mais saborosas. Verifique se estão bem rígidas, como os tomates. Cenouras moles são velhas.
Raspe a pele com uma faca, na pia, com cuidado, começando da base onde estava o talo até a ponta. Lave para tirar resíduos de pele. Remova as pontas e passe em um ralador médio. Cuidado com os dedos.

Pepinos sempre dão bom resultado. Escolha pepinos de tamanho médio, também mais saborosos. Lave bem e remova as pontas. Você pode usar com casca, remover a casca com uma faca e muito cuidado, ou ainda seguir a moda dos restaurantes e descascar apenas algumas partes, deixando-o listrado. Depois, basta cortar rodelas. Quanto mais finas você conseguir, melhor.

Agora vamos montar a salada. Pegue um prato ou travessa, espalhe folhas de alface no fundo, formando uma cama. As folhas podem sair um pouco fora do prato, fica bonito.
Ao redor do prato, distribua as rodelas ou fatias de tomate, formando uma borda.
Por dentro desta borda, distribua as rodelas de pepino. No centro, por fim, a cenoura ralada.

Leve à mesa SEM TEMPERAR. Se você temperar, sua salada vai começar a escurecer bem rápido. Ponha na mesa também os temperos que preferir: azeite de oliva[bb], sal, vinagre ou aceto balsâmico[bb] e, se gostar, shoyu[bb].

Pode também preparar alguns molhos especiais. Iogurte com ketchup, por exemplo, dá um bom molho rosê. Creme de leite com mostarda e salsinha picada dá um molho tártaro.

Um truque se você quer impressionar alguém. Compre um pacote de torradas prontas, quebre em pedaços com as mãos e espalhe os pedaços sobre a salada, na hora de servir. Fica delicioso.

Já temos um ovo frito, arroz e salada. Você já pode até convidar alguém para almoçar. Lembre que todo mundo adora quando você prepara uma comida e serve, é uma das maiores demonstrações de carinho que você pode dar.

Se você quer aprender novos tipos de salada, peça nos comentários. De qualquer forma, voltaremos ao tema com outras saladas básicas brasileiras. Se preferir, procure livros[bb] sobre o assunto.

No próximo post, você aprenderá a fazer um feijão básico mas saboroso. Até lá.


Um comentário:

  1. Oi Marcelo, parabéns pelo seu blog!!! Vou acompanhar as receitas, Gostei muito!!!!!
    Beijos Ro

    ResponderExcluir