terça-feira, 28 de julho de 2009

Que tal uma sopa quentinha pra ajudar a passar o frio?


Como prometi, vamos falar um pouco sobre sopas. Como entrada, alguns comentários sobre este prato ancestral. A sopa existe desde tempos imemoriais, é um dos primeiros pratos que a humanidade criou - é a forma mais prática que existe para cozinhar várias coisas ao mesmo tempo, em um caldeirão pendurado sobre uma fogueira...
O prato foi consagrado pela cozinha francesa, como vários outros. É tão importante na culinária tradicional dos franceses que merece o digno nome de "Madame la Soupe". Pode tanto ser uma refeição em si como uma entrada para qualquer prato.

Antes de começar o preparo em si, vamos estudar um pouco de teoria da cozinha. Existem basicamente dois tipos de cozimento: a quente e a frio. Usa-se o cozimento a quente quando se quer preservar o sabor no alimento. Neste caso, ele vai à água ou ao óleo quente, para ser "selado" - a superfície externa cauteriza e evita que os líquidos saiam dele durante o preparo.
Usa-se o cozimento a frio quando se deseja extrair o sabor do alimento. Assim, os ingredientes vão à água ou óleo frios, e não serão selados. Pois bem: sopa é um cozimento a frio. Afinal, queremos extrair para a água o sabor dos alimentos.

A base de uma boa sopa, como de qualquer outro prato, é alho e cebola. Nem todas as receitas levam estes ingredientes, mas eles podem ser usados nos preparos que ensinaremos aqui.

O alho contém dois ingredientes básicos de sabor: o ácido (que dá mau hálito e deixa o prato com sabor muito forte) e o óleo. O ideal é que evaporemos o ácido e extraiamos o óleo. Para isto, o alho vai à panela com o óleo frio (sim, é um cozimento a frio).

Ponha uma leve camada de óleo no fundo da panela, ponha o alho picado. Uma colher de café é uma boa medida para uma sopa para 4 pessoas, que é a base que usaremos aqui. Você pode usar mais ou menos, de acordo com seu paladar. Mas recomendo seguir esta medida se você é novato. Depois, vá experimentando em outros preparos.
Antes de acender o fogo, lembre-se de ter uma cebola média já picada. Você entenderá em breve o motivo.
Acenda o fogo baixo e vá mexendo, até que o alho comece a dourar. A esta altura do jogo, o aroma agradável toma conta do ambiente e começa a deixar os vizinhos incomodados. Se você tiver convidados, considere este aroma como o melhor dos temperos: ele dá fome.
Quando o alho estiver começando a dourar, derrame a cebola na panela. Se você não fizer isto, seu alho irá queimar, o que deixa um sabor amargo no prato.
A cebola começará a fritar e soltar líquido, impedindo a queima do alho. O aroma que já era bom agora é irresistível, prepare-se pare ver gente chegando na cozinha e dizendo "nossa, que cheirinho bom...". Faça charme, não diga do que é o cheiro. Uma risadinha misteriosa vai bem.
A este ponto, você pode adicionar pimenta do reino moída, que deve fritar junto com a cebola. Se gostar de pimenta, é claro. Ou ervas aromáticas, sempre em pouca quantidade para evitar que seu sabor domine o prato.
Quando a cebola estiver transparente, desligue o fogo. Espere a panela esfriar e acrescente cerca de 4 ou 5 xícaras de água fria. A base da sopa está pronta, agora vamos a alguns preparos.

Sopa de carne e legumes. Uma das mais tradicionais da cozinha brasileira. Corte cerca de 300 gramas de carne magra. Pode ser carne de segunda mesmo, se você retirar a gordura em excesso. O tamanho ideal são cubos com 2 a 3 cm. Ponha na panela. Acenda o fogo baixo e deixe cozinhando lentamente, enquanto corta os legumes.
Descasque uma cenoura, corte ao meio no sentido do comprimento e corte meias-rodelas com cerca de 1 cm cada uma. Deixe em um potinho.
Descasque um chuchu pequeno, ou uma abobrinha pequena. Ou os dois. Corte em cubos de 1 a 2 cm de lado deixe em um potinho.
Descasque umas 3 batatas pequenas 2 médias ou 1 grande. Corte em cubos (é, adivinhou, 1 a 2 cm de lado) e reserve. Mantenha a batata cortada de molho em água fria para que não escureça.
Verifique se a carne já está bem cozida e se o caldo já tem sabor de carne. Acrescente a cenoura, que leva mais tempo cozinhando. Após 5 minutos, acrescente o chuchu ou a abobrinha. Podem ser os dois, se você quiser. Espere mais 5 minutos e acrescente a batata. Deixe mais alguns minutos no fogo. A batata pode ser menos cozida ou você pode deixar ela desmanchar e engrossar o caldo. Aí vai do seu gosto. Basicamente, quando a batata estiver macia ao enfiar um garfo, a sopa está pronta. Salgue sempre no final, verifique se está ao ponto e pode servir.

Creme de carne de sol e abóbora. Uma delícia, sempre. Corte cerca de 200g de charque em cubos de 2 cm de lado e vamos dessalgar. O processo é simples: ponha em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando ferver, troque a água. Na segunda fervura, escorra a água e reserve o charque, que já está no ponto. Agora você pode pôr o charque na base que você já preparou e ligar o fogo baixo, para que ele cozinhe lentamente enquanto você descasca a abóbora.
A abóbora pode ser dos mais diferentes tipos. Eu recomendo a japonesa ou a moranga, que são bem saborosas e desmancham bem, resultando em um creme grosso.
Descasque com cuidado, corte ao meio, retire as sementes com uma colher e corte em cubos de 1 cm de lado. Reserve.
O charque deve cozinhar pelo menos por meia hora após começar a ferver, para que fique macio. Isto feito, derrame na água os cubos de abóbora e deixe cozinhar devagar, mexendo de vez em quando. O creme está pronto quando a abóbora estiver bem desmanchada. Acrescente sal se precisar (normalmente o charque já é suficiente) e sirva quente.

Creme de ervilhas com bacon. Uma delícia, sempre. Este é um preparo de panela de pressão, um pouco diferente.
Lembra da base anterior? Pois é, faça-a na panela de pressão e, quando puser a cebola, ponha também uns 150 gramas de bacon picado em cubos de 1 cm. Retire a pele do bacon antes de picar. Ela deve ser cozida junto, mas retirada antes de servir.
Quando estiver pronto, acrescente duas xícaras de ervilhas secas (você compra em pacotinhos de 500 g no supermercado, fica junto a feijão, lentilhas e outros grãos. Um pacotinho dá umas duas receitas). e seis xícaras de água. Feche a panela de pressão, ligue em fogo alto e abaixe o fogo quando ela começar a apitar. Deixe cozinhar na pressão por 15 minutos. Resfrie a panela sob uma torneira aberta, até que ela pare de bufar. Abra e volte ao fogo. Se a ervilha já estiver cremosa, basta temperar com sal e servir. Se não, deixe cozinhar sem tampa por mais alguns minutos até que ela fique cremosa.

Por hoje é isto, são três sopas diferentes para você preparar. Quer aprender mais alguma? É só pedir nos comentários. Um abraço e boa sopa para você.

4 comentários:

  1. Eu tô gostando muito do seu blog! Você explica muito bem e de uma maneira fácil de entender. Bem, que tal uma receitinha de caldo-verde? E quando for colocar a receita de feijão não se esqueça daqueles que não gostam de panela de pressão, tá? Boa sorte aqui com o blog

    ResponderExcluir
  2. Caldo-verde na sequência, então. Quanto a feijão sem panela de pressão... quem hoje tem 4 horas pra ficar cozinhando algo? É complicado... melhor é desmitificar a panela de pressão, o que por si já dá um bom post. No mais, obrigado pelo elogio!

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu blog, e como adoro sopa, até mesmo no verão .. neste inverno então não tem opção mais gostosa .. pelo menos para o meu gosto..
    eu sempre quis saber como fazer um bom caldo verde confesso que já tentei várias vezes.. mas não consegui o sabor que eu queria..
    vou fazer este da receita e depois digo como ficou..
    abraços

    Chris

    ResponderExcluir
  4. Também adorei!!!!
    Achei o site sem querer porque quero mesmo "aprender a cozinhar"! E como sou novataaaa, quero começar pelas comidas de que eu gosto mais, como sopas!

    Obrigada por ser tão detalhista e deixar dicas confiantes com aquele ar de que vai dar certo!

    Abração!

    ResponderExcluir