quinta-feira, 23 de julho de 2009

O arroz para acompanhar o ovo frito...


Um (ou dois) ovo[bb] frito do jeitinho que você gosta pede um arroz[bb] feito na hora, certo? Pois é, então vamos lá, aprender a fazer arroz. É muito simples.
Primeiro, vamos ver os tipos de arroz que você encontra no mercado. Tirando o integral, cujo preparo é diferente, tem dois tipos de arroz "pelados" (calma, nada de sexo. São pelados porque tiveram removida a pele que o arroz integral tem).
O mais tradicional é o arroz branco, e o outro é o parboilizado. Este recebe cozimento na pressão[bb] ainda antes de ser descascado, e assim alguns nutrientes da pele penetram no amido. O arroz branco só tem amido.
Que tipo preparar? Você decide. Eu prefiro o parboilizado, por ser mais nutritivo. Mas tem gente que não abre mão do branco. Gosto é gosto, cada um tem o seu. O lance é provar os dois e escolher.
Bem, agora que você já escolheu o arroz, vamos ao preparo. É igual para arroz branco ou parboilizado
Você vai precisar de uma panela, uma chaleira, uma colher grande e uma medida (que pode ser uma xícara de qualquer tamanho). Normalmente uma xícara normal de arroz rende uma porção para duas pessoas.
Como preparar: primeiro, encha a chaleira de água e ponha pra ferver. Quando ela estiver fervendo à vontade, ponha um fio de óleo no fundo da panela (traduzindo: uma tititica de nada, só um esguichinhozinho) e ponha uma xícara de arroz. Ligue o fogo baixo.
Acrescente duas xícaras[bb] da água fervendo, uma colherinha dessas de cafezinho de sal, mexa tudo, tampe e relaxe um pouco, seu arroz já está cozinhando.
Pois é. A água vai diminuindo aos poucos, o arroz vai crescendo... você olha aquilo e se pergunta:

Tá, mas não vai virar uma papa? Não. Só vira papa se você ficar mexendo a toda hora. Larga esta colher.

Tá, e agora a água sumiu, será que é pra desligar? Ainda não. Mesmo que você não veja mais água, ela está sob o arroz e continua o processo de cozimento. À exceção que você goste de arroz encharcado, melhor não desligar ainda.

Tá, e como eu vou ficar sabendo se está pronto? Bem, aí tem várias formas. Você pode arredar um pouco o arroz com uma colher. Ou pode fazer como minha mãe e ouvir o arroz. É, ouvir. Quando a água seca ele começa a fazer sons de estalos, o arroz do fundo começa a secar. É a hora de desligar. Só não deixe estalar demais porque queima.

Uma dica: quando a água não for mais visível sobre o arroz, é hora de você fritar o ovo. Eles vão ficar prontos ao mesmo tempo e você vai comer quentinho.

Outra dica: para aquecer o arroz, basta voltar a panela ao fogo e ir mexendo aos poucos. Como ele tem muita água, não precisa de mais nada. Logo ele está quentinho de novo pro almoço do outro dia.

Próxima receita: uma salada básica para acompanhar.

O que mais você gostaria de aprender a preparar? Peça nos comentários que a gente dá um jeito.

9 comentários:

  1. Marcelo,

    Ok, cozinhamos o arroz.
    Mas o alho, cebola (temperos em geral), e sal.. entram em que parte?

    Feijão seria uma boa, né? Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Vini, a ideia é dar noções básicas... este arroz que passei é o tradicional, que acompanha qualquer prato. Mas tá bom teu comentário, faremos algumas edições de arroz mais temperado. E feijão, é claro. Deixa eu fazer o post de saladas que prometi e o próximo é feijão, ok?

    ResponderExcluir
  3. Aaaah certo certo, entendi. Postei seu site numa comunidade do orkut chamada "A odisseia de morar sozinho".

    Continue assim, descomplicando o que para muitos é complicado. Animal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Depois que a água seca vc não abaixa o fogo e tampa a panela, não? É assim q faço e dá super certo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu preparo com fogo baixo o tempo todo. E tampas, só uso quando preciso evitar pingos de molho... não sou muito amigo de tampas.

    ResponderExcluir
  6. sou nova aqui adorei vamos ver se consigo cozinhar que nem o Chef ai abraço continua assim

    ResponderExcluir
  7. Consegue sim, claro! Todo mundo consegue, não é um dom divino senão a soma de técnica e prática.

    ResponderExcluir
  8. Sou muito novata nisto e ainda nem um ovo frito fiz em condicoes (irei tentar agr apos o post que vc fez que ja me deu umas luzes de onde errei bgd ^^) mas se eu bem entendi deste post tenho que ferver agua de parte e depois de colocar o fiozinho de oleo e o arroz devo de colocar depois de imediato a agua?
    E as medidas é que por um xicara de arroz junto 2 de agua? E uma xicara de arroz chega para 2 pessoas? Nao parece pouco? (Desculpe o montao de perguntas que tenho a fazer '-'

    ResponderExcluir