terça-feira, 28 de julho de 2009

Como picar cebola de modo fácil




Em seguida faremos um post sobre sopas[bb], aproveitando o inverno. Logo após, o feijão[bb]. Mas para o preparo destes pratos você precisará aprender a picar cebolas. Calma, nada de começar a chorar por antecedência. Picar uma cebola [bb]pode ser bem simples, e com a técnica certa, não arde os olhos.
O que faz você chorar quando corta cebola? Uma rápida consulta à wikipedia esclarece o assunto, se você quiser se aprofundar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola . Mas se você não tem paciência para tal, resumidamente, o que ocorre é uma reação química que libera gases e ácidos. A refrigeração [bb]reduz estas reações. Assim, se você conservar suas cebolas na geladeira[bb], vai chorar pouco ou nada ao cortá-las. Exceto no caso em que o fato de cortar cebolas lembre da sua vovó que já morreu ou mora em Jaboatão dos Guararapes. Aí, não tem refrigeração que impeça o choro.
Comece na compra da cebola. Eu prefiro as roxas, que são mais fortes. Mas as brancas também são boas. Como saber se é fresquinha? Simples. Pelo brilho da pele marrom que vem ao redor dela. Se ela está inteira e brilhante, a cebola é fresca. Se está opaca e soltando, a cebola já passou pela puberdade e caminha celeremente para a meia idade. Melhor deixar que ela tenha seu merecido descanso na prateleira.
Você vai precisar de uma tábua de corte[bb] e uma faca [bb]bem afiada. Sem ser de serra, por favor. Como já disse em um post anterior, faca de serra só serve pra pão.
Pegue sua cebola gelada e corte ao meio, como a primeira imagem. No sentido longitudinal, preservando o olho da cebola (aquela parte mais branca que une as folhas.
Em seguida, fatie a cebola como na imagem 2, sem chegar no olho. É ele que manterá as folhas unidas.
Por fim, corte em diagonal como na imagem 3. Sua cebola já está picada. Descarte o olho, ele e muito ácido e deixa um sabor residual amargo no prato[bb].

Com relação ao alho: se você quiser, pode picar. Eu recomendo comprar o alho picado[bb], sem sal. Há várias marcas no mercado, ele dura um bom tempo e não perde o sabor. Escolha o mais branquinho: ele vai amarelando com o tempo. O branco é sempre mais fresco. Depois de aberto, guarde na geladeira que ele vai durar alguns meses, sem estragar. Só lembre de pôr um filme plástico[bb] entre o pote e a tampa, depois de aberto. Se não, sua geladeira vai cheirar a alho.

É isto. Em seguida, um post sobre sopas, usando o alho que você já comprou e a cebola que você picou. Sem choro.

2 comentários:

  1. Sobre o alho...

    Aquele "rabixo", ou raiz, esverdiado que tem dentro dele. Ouvi uma tia-avó dizer que é sempre bom tirar aquilo.
    Tecnicamente esta informação procede? rs

    ResponderExcluir
  2. Aquele rabicho é o broto do alho... quando ele surge o alho já está velho, brotando. Melhor jogar fora e usar outra cabeça. É um dos motivos pelos quais só uso alho picado em potes.

    ResponderExcluir