quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Macarrão e molhos


Dizem que os chineses são especialistas em copiar boas ideias. No caso do macarrão, consta que eles é quem foram copiados pelos italianos. De qualquer forma, esta boa ideia se tornou unanimidade em todo o mundo, sendo hoje praticamente tão consumido quanto o arroz.

Prato básico e simples de fazer é a especialidade do blog. Então, vamos lá. Aprender a cozinhar macarrão e preparar alguns molhos básicos.

Você vai precisar de uma panela grande, um medidor, um escorredor e sal. Compre macarrão grano duro, que é só um pouco mais caro e muito mais saboroso que o comum. Para cada pessoa, 100g de macarrão. Assim, uma caixinha ou pacote de 500 g serve a 5 pessoas, sem problemas. Ou 4, se a turma for mais gulosa.

Para cada 100 g de macarrão, ponha 1 litro de água na panela. Por isto a panela grande. Assim, para um pacote, 5 litros de água. Procure ser preciso, este detalhe faz toda a diferença. Salgue a água até que ela fique com gosto de água do mar.

Leve ao fogo até que entre em ebulição, derrame o macarrão na panela e deixe cozinhar pelo tempo determinado na embalagem (cada tipo e marca têm um tempo diferente). Se você gosta mais macio, use o tempo máximo. Mais al dente, use o tempo mínimo. Não ponha o tradicional fio de óleo. Ele impede a aderência do molho depois do macarrão cozido.

Mexa cuidadosamente nos dois primeiros minutos de cozimento, para evitar que o macarrão grude. Depois pode cozinhar sem mexer novamente.

Feito o cozimento, escorra e lave o macarrão em água corrente, para interromper o cozimento. Reserve. O macarrão será depois levado à panela do molho para aquecer, portanto use também uma panela grande. Pode ser até a mesma onde você cozinhou o macarrão, depois de lavada, é claro.

Agora vamos aos molhos. Neste post, três opções dentre as mais tradicionais: bolognesa, molho branco e funghi. Se você quiser aprender outras opções basta pedir nos comentários.

Molho bolognesa: você vai precisar de 500 g de carne moída magra (de primeira), uma caixinha de 500 g de polpa de tomate, uma cebola média, alho picado, sal e pimenta.
Pique a cebola. Refogue uma colherinha de alho picado até dourar e acrescente a cebola, fritando até que fique transparente. Acrescente a polpa de tomate e a carne moída crua, sem temperar. Cozinhe por 2 ou 3 minutos após a fervura, tempere com sal e pimenta a gosto. Derrame o macarrão sobre o molho, deixe ferver por mais um minuto e sirva.

Molho branco: frite duas colheres de sopa de farinha de trigo branca em duas colheres de sopa de manteiga, até formar uma pasta. Vá derramando aos poucos meio litro de leite, mexendo sempre. Se quiser mais fino, acrescente mais leite. Acrescente um pacote de 50 g de parmesão ralado, corrija o sal e acrescente um pouco de noz moscada, de preferência ralada na hora. Aqueça o macarrão no molho e sirva.

Molho funghi: ponha 50 g de funghi para hidratar em um copo de vinho branco. Após cerca de 15 minutos, pique o funghi. Pique uma cebola média. Refogue uma colherinha de alho picado até dourar, acrescente a cebola e deixe ficar transparente. Acrescente o funghi e o vinho onde ele foi hidratado e deixe ferver até secar. Acrescente uma caixinha de 200 g de creme de leite, mexa bem e corrija o sal. Aqueça o macarrão no molho por um a dois minutos e sirva.

Rápido, prático e sempre gostoso. Macarrão, no? hihihihi... molto buono. Va bene.

5 comentários:

  1. Obrigada pela receita do molho funghi. Fiz e ficou otimo!
    Seu blog foi favoritado! :)
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Opa, que bom que você gostou. Sempre que quiser alguma dica em especial basta pedir nos comentários, ok?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom quando temos o retorno, obrigada mais uma vez.
    E, ja que voce "ofereceu"....hehehe
    eu adoro tomate seco, sera que voce conhece um jeitinho facil de preparar?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marcelo,
    Resolví que deveria aprender a nobre arte de cozer.
    Deparei-me com o seu Blog e resolví fazer o Macarrão ao molho branco.
    Estou entusiasmado com o resultado. Olha que até minha esposa gostou!!!
    Certamente, em breve aventurar-me-ei com novas receitas descritas neste Blog.
    Parabéns!!!
    M. Cavalcante

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo,estou adorando suas dicas. Me tira uma duvida, por trabalhar o dia eu adianto o almoço na noite anterior, eu posso cozinhar o macarrão e deixar para acrescentar o molho no outro dia? Não vai ficar ruim? Obrigada.

    ResponderExcluir