segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A pedidos, tomate seco


Segue um preparo não tão simples, mas que vale muito a pena fazer se você, como eu, adora tomate seco. Pedido do Laercio, de Joinville.

Há duas formas de preparo: ao sol ou em forno elétrico (pois ete permite a temperatura adequada, que você não encontrará em fornos a gás). Como o preparo ao sol depende da elaboração de uma caixa especial, forrada com tela dupla, vou ensinar apenas o preparo no forno elétrico, mais simples e rápido.

Você poderá produzir 3 kg de tomates em cada fornada, que resultarão em cerca de 1 kg de tomate seco.

Compre tomates italianos bem maduros, bem vermelhos. Corte-os ao meio e remova as sementes.

Coloque-os em uma bacia, intercalando com generosas camadas de sal grosso. Um a dois quilos de sal serão suficientes. Deixe por 30 a 60 minutos. Despreze a água que soltaram e lave bem para remover o sal.

Repita o processo, mas desta vez com açúcar. Você vai precisar de cerca de 3 kg de açúcar. Recomendo usar o cristal, mais barato e mais eficiente.

Lave mais uma vez o tomate até remover todo o açúcar. Você notará que a esta altura ele já está bem desidratado, bem mole, e seu volume já é bem menor. Agora vamos secá-lo.

Distribua os tomates em uma forma, virados para baixo. Leve ao forno elétrico com as duas resistências ligadas, a uma temperatura de 50ºC. Vire-os a cada meia hora. Em duas horas e meia o tomate seco estará pronto.

Prepare vidros e monte o tomate, intercalando dentes de alho descascados. Cubra com óleo vegetal. Está pronto para consumo em cerca de 3 a 4 dias. Pode ser guardado indefinidamente, contanto que o óleo cubra totalmente os tomates.

7 comentários:

  1. Eba, a receita de tomate seco!
    Amanhã é dia de feira e lá vou eu à procura de tomates maduros.
    Muito obrigada. :)

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm... Que delícia!!!
    Se cobrir com azeite deve ficar ainda mais gostoso, não?

    Ah, obrigada pela dica em meu blog. O Pasin, meu companheiro, me disse que temos uma paixão em comum: Kombi! Muito bacana!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Coberto com azeite dura o resto da vida. E sim, somos ambos apaixonados por Kombi. No momento procuro a primeira da minha vida para comprar.

    ResponderExcluir
  4. olá amigo adorei esse blog, eu tambem tenho um blog onde as pessoas possam aprender a cozinhar...
    dê uma olhadinha lá
    http://aprendendo-cozinhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei este blog. Parabéns pela ideia...Já agora, que bom estar aqui a receita do tomate seco ;) gostei!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marcello!

    Primeiramente obrigada por postar com carinho sua receita de tomate seco, já aperfeiçoada por você.
    Gostaria de lhe pedir um enorme favor: tem como você me dizer faço, ou encontro para comprar, a caixa de papel para fazer o tomate seco ao sol?
    Obrigada.
    Gilceá.

    ResponderExcluir