quinta-feira, 18 de março de 2010

café com todo aroma e sabor.



Estes dias recebi um pedido para ensinar a fazer um café saboroso. Mais uma vez, é um daqueles preparos que são falsamente simples. É muito fácil de fazer, mas como tudo, tem seus segredos. Vamos a eles. Ensinarei a preparar o café simples, o café com leite, uma versão de café para guardar na geladeira e abandonar os horríveis cafés solúveis, e como usar as tecnologias disponíveis.

O princípio de tudo é simples: o café queima a altas temperaturas, Assim, não se pode usar água fervente. Além de queimar o café, o que resulta em um sabor excessivamente amargo, a água fervente não consegue extrair todos os sabores e aromas do bom café.
Fique atento: a queima pode ocorrer no próprio processo de torrefação. Experimente algumas marcas e você perceberá, já ao abrir o pacote, que elas têm cheiro de queimado. Um café assim nunca ficará saboroso.

Café simples (coador de pano ou filtro de papel)
Medida padrão: para cada 200ml de água, uma colher de sopa bem cheia de café.
Leve a água ao fogo, e desligue tão logo a chaleira comece a chiar. NÃO DEIXE FERVER.
Ponha o café no coador de pano ou no filtro de papel (recomendo coador de pano, é mais eficiente).
Isto posto, vá vertendo água aos poucos e continuamente. Se o volume chegar perto da borda do filtro, à medida em que ele for baixando vá acrescentando água. Evite deixar o filtro esvaziar e encher de novo.
Seu café está pronto.

Café com leite
Use o mesmo processo acima para obtenção do café fresco. Acrescente o leite, sem deixá-lo ferver. O leite fervido também queimará o café.

Café de geladeira
Se, como muita gente, você não tem tempo para preparar um café fresco sempre que quiser, pode dizer adeus aos horríveis cafés solúveis.
Prepare a água, mas para cada 200ml de água, acrescente ao filtro 5 colheres de sopa de café. Recomendo não preparar mais de meio litro, pois o filtro ficará muito cheio.
Passe o café como descrito na primeira receita. Após, passe o café já passado novamente pelo pó. Repita este processo umas quatro ou cinco vezes.
O resultado é um café extremamente concentrado, que pode ser guardado em geladeira por uma semana a dez dias, em vidro bem fechado.
De manhã, ferva a água que você precisa e, ao invés de acrescentar café solúvel, acrescente uma a duas colheres de sopa do café concentrado. Fica quase tão bom quanto o café passado na hora.

As tecnologias
Há duas tecnologias que resultam em um bom café: a cafeteira elétrica e a cafeteira italiana (como mostrado na foto deste post).
Para a cafeteira elétrica, siga as mesmas medidas de água e café. Ela passa o café a uma temperatura ideal, o resultado é sempre bom. Só não deixe o café na jarra com ela ligada, a resistência da base aquece demais e o café vai queimar. Se quiser mantê-lo quente, use uma garrafa térmica.
Para a cafeteira italiana (também conhecida como moka), as medidas são as mesmas. Por estranho que pareça, o café vai na parte de cima, no filtro, e a água embaixo. Leve ao fogo. Quando chegar a uma temperatura correta, a água vai subir por termosifão e passar o café, caindo novamente na parte de baixo. Quando terminar de apitar o café está pronto, basta desligar o fogo para não queimar. Maiores informações aqui: http://www.acozinhablog.com.br/moka-dicas-para-um-bom-cafe/

Bom cafezinho para você.

22 comentários:

  1. Bah. Quem diria! Marcelão com um blog de receitas, que achado. Bom demais pra ser verdade heim?
    Poxa, agora me lembrei das conversas na Free,você ensinando o pessoal a fazer um cafézinho! Adorei. rs
    Já estou seguindo seu blog.
    Acesse o meu também: www.lamparinadabinha.blogspot.com

    Abraços
    Bea

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-I as dicas do cafézinho! Mto obrigada por dar atenção a minha dica.... Voltarei com mais dicas... rsrs
    Bj
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Ae Marcelo blz?

    Estou aprendendo a cozinhar,
    Então preciso saber o básico do básico.
    O que e necessário para montar uma pequena cozinha, moro sozinho em um pequeno apartamento.
    Necessito saber do essencial, aquilo que não pode faltar.
    obrigado
    Rildo
    rildof@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Salve, Rilto, tudo em ordem, e você?

    Vamos ao essencial: um fogão 4 bocas qualquer; uma panela de pressão; uma frigideira antiaderente; uma panela de ferro ou barro de tamanho médio, uma panela de inox ou alumínio tamanho médio ou grande. Talheres e utensílios: concha, espumadeira, colher de cozinha (podem ser todos de nylon); escorredor de macarrão, pega-massa, peneira.

    Com este kit básico você faz 80% dos pratos, pelo menos.

    Se tiver mais dúvidas pergunte aí, ok?

    ResponderExcluir
  5. Vleu Marcelo!

    eu estou bem.
    obrigado pelas dicas.

    Bem como moro na beiramar(Ponta Negra,Natal/Rn),diga-se de passagem um lugar maravilhoso,e gosto muito de Frutos do Mar,quero me "especializar",neste pratos,e
    conto com sua ajuda.
    Estou saindo agora ,direto pro mercado,pois vou me mudar esta semana(o ap ta em reforma).
    Mais uma vez Obrigado

    Antes que me esqueça,sou um apreciador do bom Cafe,e suas dicas de como preparar esta bebida saborosa,são otimas
    Parabens
    Rildo

    ResponderExcluir
  6. Salve, Rildo.

    Eu moro à beira-mar também, na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Estou à disposição para ajudar nos preparos de frutos do mar, basta pedir o preparo que você quiser nos comentários. Alguma coisa (camarões) já está publicada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá grande mestre Marcelo Billes.
    Ao procurar dicas para a arte culinária, deparei-me com seu blog. Fiquei fascinada com seus truques super práticos. É incrivel como você consegue traduzir em palavras simples os grandes segredos da cozinha. Achei super dez mesmo..estou aqui "fuçando" há um tempão. Adoro coisas diferentes, mas rápidas de fazer..(como a maioria das pessoas né?) Gostaria de saber se você tem alguma receitinha ou truques para sobremesas rápidas? ou alguma comidinha fácil de fazer (tipo..quando nos pegam desprevinidos) ehheheh

    Parabéns mesmo pela sua dedicação. Deus te abençoe. Beijos.

    Juliana - Tubarão - SC

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Juliana, obrigado. Fiquei até encabulado com o tamanho do elogio.

    Quanto às dicas que você pediu, se puder ser mais específica, agradeço. Que tipo de sobremesas você gosta? E quais tipos de comidas? Há várias formas de preparo que posso ensinar... mas preciso de um ponto de partida.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcelo, parabéns pelo site, estou amando navegar aqui. Gostaria de saber qual a medida de açúcar para 200ml de água e 1 colher de sopa bem cheia de café?
    Outra coisa, se a água não ferver, o café não fica frio não? Bjos e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Obrigado pelos elogios.

    A medida é exatamente esta, 1 colher para 200ml de água. E, não: o café não fica frio se a água não ferver. A temperatura ideal para o café é 75 graus, bem abaixo do ponto de fervura.

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcelo, perdi seu site e não tinha vindo mais aqui. Agora já salvei para acompanhar sempre suas valiosas dicas. Em relação às sobremesas, pode ser algo com bombom ou pudins. Sabe aquela historia de coisas rápidas para fazer? Acho que todo mundo gosta de receitinhas práticas que ficam prontas num instante né? É que acabamos sempre fazendo as mesmas. Fico sempre entre um brigadeirão e o pudim de leite condensado...heheheh (e ainda faço no microondas...hehehe)


    Aproveito para parabenizá-lo novamente por disponibilizar seu tempo e sua atenção para nós, aprendizes da cozinha...

    Deus te proteja!

    Att,
    Juliana - Tubarão -SC

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana! Vou providenciar um post com o preparo do pudim de leite tradicional, então. Obrigado pelo prestígio!

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcelo, eu estou aqui na luta para aprender a cozinhar rsrsrs, eu até gosto de ir pra cozinha sabe? mas descobri isso a pouquissimo tempo e ainda não sei muito o que fazer e como fazer, então fui pedir socorro ao querido GOOGLE rs e encotrei o seu blog, parabéns gostei muito e vou voltar sempre aqui.

    Ah tem como ensinar alguns tipos de saladas?
    na espera.. rs

    ResponderExcluir
  14. Oi Thalita! Há um post no blog específico sobre saladas, dê uma olhadinha. E se você quiser alguma informação específica, basta pedir, ok?

    Obrigado pelos elogios e seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  15. Marcelooo, ensine a fazer peixe, por favor!

    Jú.

    ResponderExcluir
  16. Ok, prometo que hoje tiro um tempo pros peixes.

    ResponderExcluir
  17. Poxa, você nunca mais postou... Descobri o seu blog só agora e queria continuar aprendendo a cozinhar com você. Sem contar que você parece ser um cara muito gente fina e simpático.

    Não nos abandone, vai!! ;-)

    ResponderExcluir
  18. Ok,ok. Tenho sido relapso com o blog. Voltarei a publicar em breve, ok?

    ResponderExcluir
  19. Olá, descobri seu blog agora e percebi que você nunca mais postou.... :(
    mas de qualquer forma: parabéns pelo blog e por saber simplificar as receitas e dicas!

    abraços

    ResponderExcluir
  20. olá td bem queria tira uma duvida com vc, é sobre uma cafeteira eletrica q comprei, faço o café com ela so q a moça q me vendeu falou q ñ podia colocar o açucar jundo da agua, ai eu queria saber se pode ou ñ pode? é pq tenho q sai nas carreiras para o trabalho ai demora um pouco,, vlw ve ai oq vc pode me ajudar vlw;;

    ResponderExcluir
  21. Oi Junior. NUNCA ponha açúcar junto com a água, nem na garrafa térmica. Açúcar mais calor igual a fermentação, desenvolvimento de bactérias, alcalóides e outros problemas. Além do que, na cafeteira elétrica o açúcar vai caramelizar nos dutos e você vai perder o aparelho muito rápido.

    ResponderExcluir