No post de hoje você aprenderá a preparar três versões básicas de estrogonofe. Todas de simples preparo e excelente resultado na mesa.
Para todas elas, o acompanhamento clássico é arroz ou macarrão, batata palha e salada verde.
Para todos eles, você precisará de creme de leite em caixinha, polpa de tomate, uma cebola grande picada, alho picado e a carne correspondente. Além do vegetal específico que acompanha cada prato. Todos os preparos são para quatro pessoas.
Comecemos pelo estrogonofe de carne. Compre uma posta de alcatra com cerca de 1 kg, corte em bifes com cerca de 1 cm de lado e corte os bifes em tiras, que ficarão com 1 x 1 cm e entre 5 e 10 cm de comprimento. Reserve e cubra com shoyu ou vinho tinto e sal enquanto prepara os demais ingredientes.
Fatie cerca de 150 a 200 g de champignons e reserve.
Doure o alho em óleo, acrescente as cebolas. Quando estiverem transparentes vá acrescentando aos poucos as tiras de carne, para que selem. Após seladas deixe fritar até ficarem ao ponto.
Acrescente uma caixinha de polpa de tomate e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Acrescente os champignons fatiados, desligue a panela e acrescente uma caixinha de creme de leite. Corrija o sal e sirva.
O estrogonofe de frango segue exatamente as mesmas etapas. A diferença é que você fará as tiras com peito e substituirá o champignon por palmito picado.
Já o estrogonofe de camarão tem o preparo um pouco diferente, para que o camarão não fique borrachudo. Ponha uma panela de água para ferver. Após a fervura, cozinhe os camarões crus por dois minutos. Escorra e lave em água fria para interromper o cozimento. Salgue moderadamente.
Prepare o molho: doure o alho, frite a cebola, acrescente a polpa, deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente aspargos e o camarão cozido e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Desligue e acrescente o creme de leite.
Se quiser sofisticar a receita, quando a cebola estiver transparente acrescente uma dose de conhaque e deixe ferver.
Estrogonofes. Preparos rápidos, básicos e deliciosos para qualquer ocasião. Bom proveito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não consigo gostar de estrogonofe por causa do creme de leite que vai na receita. Sem ele deixa de ser estrogonofe, não é mesmo?
ResponderExcluirComo você foi tão gentil e postou a receita do tomate seco, vou aproveitar e pedir uma ajuda.
Já preparei diferentes receitas de bolinho de bacalhau, algumas com batata e outras com aipim. Mas, em todas, o bolinho fica encharcado de óleo(uso canola)mesmo fritando poucas unidades por vez.
Existe algum "pulo do gato" para isso não acontecer?
Abraço :)
O truque é usar óleo novo e bem quente. Teste com um fósforo mergulhado no óleo, quando ele acender está na temperatura ideal para fritura.
ResponderExcluirTestarei!
ResponderExcluirGrata.
Imagine uma pessoa desesperada, essa ERA eu antes de conhecer seu site.
ResponderExcluirCasei dia 28/11 e não sei nem fritar ovo, achei que seria fácil mas a maioria das receitas eu nem entendia, até que te achei, ensinando o básico (ovo, arroz e macarrão por exemplo. Obrigado por dar esperanças ao meu marido (que não aguenta mais jantar fora) e a mim, que colocarei em prática toda a teoria que você me ensinou hoje.
muito obrigado
Micheli Tedesco
Micheli, fico feliz em ser útil. Se você quiser aprender algum preparo em especial, basta pedir, ok?
ResponderExcluirComecei a cozinhar há poucos dias, mas com as suas dicas o sucesso tem sido garantido!!!!
ResponderExcluirObrigado por partilhar de forma tão simples, mas ao mesmo tempo genial estas receitas!
Continue por favor :))
Alexandre
(Portugal)
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
TE SIGO TU BLOG
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
AFECTUOSAMENTE:
MARCELO
DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.
José
ramón...
Sem palavras pra dizer como gostei do seu blog.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seus conhecimentos e suas técnicas com todos nós.
Obrigada mesmo! Eu não sei cozinhar e estou com mta vontade de aprender... comecei a pensar q seria muito complicado, mas seu blog me inspirou e me animou. Parece tao acessivel a mim! rsrs
Obrigada! E, por favor, nao pare de escrever.
I. Laguardia
Opa, que bom que você gostou. Se quiser aprender algo específico, basta pedir nos comentários, ok?
ResponderExcluirMarcelo, o que eu faço para o camarão não soltar "água" depois de cozido.
ResponderExcluirFui fazer uma lasanha de camarão, e na hora de servir, apareceu água no molho... água vinda do camarão...
Help me!!!!!!
Claudinha
Você precisa selar o camarão em água fervente antes de montar a lasanha. Uns 30 a 60 segundos são suficientes. Não esqueça de esfriar logo depois em água corrente, para interromper o cozimento.
ResponderExcluirOlá Marcelo... simplesmente ADOREI este blog! É útil demaissss... gostei mesmo!
ResponderExcluirVc saberia ensinar os truques de um bom cafézinho??? rsss
Obg
Ana Paula
Ana, boa pedida. Publicarei ainda esta semana um post novo com os truques e manhas de um bom café.
ResponderExcluirOi Marcelo, faço strogonoff diferente de vc e também fica gostoso, modéstia a parte. Ao invés de polpa de tomate, como você, coloco katchupe e mostarda. Você já experimentou fazer assim ? Prove qualquer dia que fica delicioso e também é muito fácil de fazê-lo. Adoro o seu blog e continuo a segui-lo religiosamente. Um grande abraço.
ResponderExcluirSalve, Beto.
ResponderExcluirEu fazia assim. Mas o strogonoff fica com sabor de lanche... prefiro o sabor mais básico.
Que bom que você gostou do blog. Sempre que quiser aprender um preparo, basta pedir nos comentários ou enviar um e-mail, ok?
Boas^, o que quer dizer com o "reserve" sou PT se calhar é por isso que não entendi :)
ResponderExcluirAbraços do outro lado do atlantico :)
BM
Reserve significa deixe de lado, ponha à parte. Abraços desde aqui!
ResponderExcluirOlá Marcelo! Sou professora e leciono 40 horas semanais quase não me sobra tempo para culinária, mas quando vou à cozinha gosto de inovar; e graças a ao seu blog faço sucesso, Eu e a minha família te agradece. Adorei seu blog
ResponderExcluir